Principais dúvidas na hora de comprar um imóvel

Principais dúvidas na hora de comprar um imóvel

Saiba quais dúvidas tirar com o seu corretor

Comprar um imóvel é a realização de um sonho, sem falar que também é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Sonhar em te-lo, se mudar, decorar, imaginar a família vivendo no imóvel… é tudo muito bom! Por ser um grande passo, é comum surgirem algumas dúvidas na hora de comprar o imóvel ideal. Para que tamanho investimento não dê errado, é muito importante que você conte com a ajuda de um corretor imobiliário.

Negociar a compra com uma imobiliária do mercado possuí diversas vantagens, sendo uma delas a ajuda desse profissional para te auxiliar em todo o processo de busca, visita, compra e etc.

Conversar com seu corretor nessas horas é muito importante pois, ele é o profissional mais capacitado para te ajudar a escolher seu imóvel ideal e tirar todas suas dúvidas sobre o processo.

Localização

Ao escolher seu imóvel, a localização dele deve ser uma das primeiras coisas para se pensar. Pergunte ao seu corretor ”Como seria morar nessa localização?” É muito importante saber a logística para ir ao trabalho, para ir à escola dos seus filhos se existe o comercio essencial nas redondezas como padaria, supermercados, farmácias e etc. Ninguém quer morar em um ”fim do mundo”, não é mesmo?

Tamanho

Também é importante você perguntar sobre o tamanho do imóvel ao seu corretor. ”O tamanho desse imóvel é o tamanho que eu preciso?”

Nesse momento é necessário observar se você possui animal de estimação, se trabalha em casa e possui necessidade de escritório, quantidade de quartos que te atenderia, se possuí filhos, quantos filhos… vários aspectos devem ser observados. Comprar um imóvel com o tamanho que você realmente precisa vai te ajudar muito a longo prazo. Afinal, ninguém quer pagar mais do que precisa e nem ter mais trabalho para cuidar de um imóvel devido ao seu tamanho exagerado.

Formas de pagamento

Localização, tamanho e agora o pagamento! Essa parte deve ser muito bem pensada para que você não acabe se enrolando futuramente. Pergunte ao seu corretor ”Quais as formas de pagamento desse imóvel?” Não deixe de especificar se na negociação pode aceitar o seu atual imóvel na troca, se o imóvel pode ser financiado para verificar a melhor taxa de juros e informações de financiamento. Essas formas de pagamento vão te ajudar a fechar o negócio de acordo com suas condições.

Documentação

Não deixe de pedir ao seu corretor toda a documentação que será exigida na hora da compra do imóvel. Perguntar sobre a documentação necessária, manter seus documentos atualizados e providencia-los com antecedência pode evitar possíveis transtornos para você e seu corretor.

Gosto do corretor

É hora de contar com a ajuda do seu corretor e questionar se o imóvel combina com você e se talvez possui outra opção. Mesmo que você não tenha intimidade com ele(a), o profissionalismo e experiência do corretor vai poder te ajudar nessa decisão.

Vizinhos

Por último, é muito importante que você pergunte ao seu corretor sobre a vizinhança, independente se o imóvel for casa ou apartamento. É fundamental que você saiba informações como o estilo de vida de seus vizinhos, faixa etária média, quem vive naquela região e etc. Assim você vai saber se o perfil dos moradores mais antigos se assemelha ao seu e evitar possíveis problemas.

#DicaÚtil

A Utilbrás conta com um time de corretores capacitados e de extrema competência para te ajudar em todo o processo de escolha do seu imóvel dos sonhos. Não deixe de conhecer!

Gostou das dicas? Conte nos comentários!

Veja mais em:

Saiba como usar seu FGTS na compra do seu imóvel

Dicas de como fazer sua mudança de maneira organizada