Saiba os principais direitos dos inquilinos

Saiba os principais direitos dos inquilinos

Saiba os direitos que você tem como inquilino

Quando se aluga um imóvel, você deve estar por dentro dos seus direitos como inquilino, mas nem sempre é o que acontece. Muitas pessoas nem sabem sequer que possuem direitos sobre o contrato.

Esses direitos existem visando uma locação segura e pacífica, para gerar o mínimo de atritos possíveis entre locadores e locatários. É sempre bom manter a política da ”boa vizinhança”, não é mesmo? Pensando no bem estar de todos, nós da Utilbrás preparamos uma listinha com alguns dos direitos que você deve saber!

Devemos lembrar que é muito importante analisar com atenção o que consta no seu contrato de locação, pois, ele deve estar de acordo com o que determina a legislação brasileira. Lembrando que, ao se tratar de algumas questões relativas a locação, a própria lei determina as possíveis negociações entre as partes, desde que expressamente acordadas em contrato.

Conheça mais sobre seus direitos

  • Receber o imóvel em plenas condições de uso (no que tange a parte estrutural);
  • Reembolso de taxas extraordinárias de condomínio, como por exemplo taxa de obras e fundo de reserva;
  • Ser indenizado por benfeitorias realizadas, desde que previamente acordadas;
  • Devolução do imóvel a qualquer tempo, desde que cumprido o pagamento da multa rescisória;
  • Direito de preferência de compra caso o imóvel seja anunciado para venda;

Os direitos do locatário está ”conectado” diretamente com a lei do inquilinato, que deve ser do conhecimento do locador, locatário e da administradora do imóvel. Já criamos um conteúdo tratando desse assunto, você se lembra? Se não viu ainda, não se preocupe! Não deixe de acessar para ficar por dentro mais ainda dos seus direitos! Clique aqui e veja o conteúdo completo sobre a lei do inquilinato que está em nosso blog.

Você sabe mais algum direito do inquilino? Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários que iremos te responder 😉

Veja mais em:

IPTU: tire suas dúvidas e saiba quem deve pagar

Plantas: saiba qual escolher para cada ambiente