Dicas práticas para te ajudar a organizar a casa

Dicas práticas para te ajudar a organizar a casa

Saber como organizar a casa ou o apartamento pode fazer toda a diferença no seu dia-a-dia. É que a organização está diretamente relacionada à sensação de bem-estar dos moradores.

Além disso, deixar todos os cômodos organizados também pode facilitar o ajuste de outras áreas da sua vida, como as relações pessoais por exemplo.

Por esse motivo, é essencial saber como fazê-la. Pensando nisso, nós da Utilbrás pensamos em 5 dicas práticas de como colocar o seu espaço em ordem, sem muitas dificuldades. E ah, acompanhe até o final para ver as dicas bônus!

1. Envolva todos para organizar a casa

A organização de um lar deve ser realizada por todas as pessoas que vivem nele. Nesse sentido, é muito importante envolver todo mundo para ajudar.

Seja em família ou morando com amigos, essa estratégia vai ajudar na divisão das tarefas diárias. Crie um cronograma de atividades e defina dia e horário para a realização de cada uma delas.

Além disso, é importante que todos trabalhem em conjunto para manter tudo em seus devidos lugares. Por isso, caso tenha filhos, peça para guardarem as peças de roupa que não forem utilizar e os brinquedos espalhados pela casa ou aos seu(a) companheiro(a) que lavem a louça, logo após as refeições. Com todos se organizando pouco a pouco diariamente, a casa sempre ficara em ordem!

2. Se comprar um item, doe um antigo

Essa é uma dica que pode ser utilizada em vários setores da sua vida. E, ao organizar a casa, não poderia ser diferente. Ela é bem simples: ao comprar um novo item de decoração ou utilidade doméstica, descarte/doe um antigo.

Assim, você evitará o acúmulo de objetos pela casa e ainda dará um ”up” na sua decoração. E, de quebra, ainda poderá fazer uma boa ação ao doá-los para quem precisa.

3. Tenha produtos de limpeza sempre à mão

Uma boa dica é reservar uma parte do armário da cozinha para guardar os produtos de limpeza, ao invés de mantê-los na despensa.  E, se você não tem crianças em casa, também pode deixá-los no armário do banheiro.

Essas atitudes impedem que você adie a limpeza desses cômodos com a desculpa de que precisa comprar ou buscar os produtos necessários e acabar deixando para depois. Com o fácil alcance, fica muito mais prático!

E lembre-se de sempre deixar esses produtos fora do alcance de crianças.

4. Realize uma tarefa por vez para organizar a casa

É muito comum que as pessoas realizem várias tarefas ao mesmo tempo. Ao organizar a casa, por exemplo, muitos aproveitam para preparar o almoço ou organizar outra parte da casa, mas isso pode acabar te atrapalhando.

No entanto, essa atitude pode prejudicar a conclusão de todas as atividades e acabar deixando as coisas pela metade. Por esse motivo, foque em apenas uma tarefa por vez.

5. Arrume a cama assim que se levantar

Essa estratégia não auxilia apenas na organização da casa, mas em todos os outros setores de nossas vidas. É que, ao realizar uma tarefa simples logo no início da manhã, você sentirá mais motivado a organizar outros pontos da sua rotina, que você pode estar deixando de lado.

Além disso, a sensação de ”dever cumprido” também contribui para elevar a sua autoestima e lhe impulsiona para deixar de preguiça e dar início aos seus projetos de vida.

#DicaÚtil para organizar a casa

Agora que passamos por 5 dicas, aqui vão algumas as dicas bônus mais práticas para manter a organização da casa (algumas com ajuda de utensílios). Veja:

  • Sala: distribua coletores de bagunça pela sala, organize as almofadas no sofá, use porta controle remoto para organiza-los e não perde-los e também um porta revistas e jornais para manter tudo organizado;
  • Cozinha: organize sua bancada deixando apenas os itens essências, pois quanto mais cheia a bancada, maior a impressão de desordem. Depois de lavar a louça e ela já estiver seca, não esqueça de guarda-las nos seus devidos lugares. Organize os potes, colocando um dentro do outro e as tampas separadas ao lado. Outra dica é instalar barras de metal para dependurar os talheres maiores, assim você ”desafoga” sua gaveta e ainda faz uma decoração mais moderna para sua cozinha;
  • Closet/armário: Doe as roupas que você não usa mais e jogue fora aquelas roupas que não são uteis, que estão ”surradas”. Separe as roupas por estações, coloque as roupas menos usadas em capas ou embalagens para evitar o mofo, use divisórias nas gavetas, e se você se adaptar bem a isso, organize as roupas por cores. Organize os sapatos e guarde-os que você menos usa em caixas com furos. Organize suas bijuterias/joias em porta joias ou em ”quadros” com ganchos para dependura-los de maneira organizada;
  • Banheiro: coloque um cesto para as roupas sujas, jogue fora os cosméticos vencidos, coloque o minimo de coisas possíveis na bancada do banheiro e instale ganchos para as tolhas, pois é fundamental mante-las dependuradas.

E então, gostou das nossas dicas de como organizar a casa ou o apartamento? Saiba que esse pode ser um dos principais desafios caso você decida sair de casa e viver sozinho.

Sabe de mais alguma dica interessante? Conta pra gente nos comentários! 😉

Veja mais em:

Conheça as plantas ideais para cada ambiente de casa

11 dicas para não errar na hora da mudança