5 dicas para dividir um imóvel com os amigos

5 dicas para dividir um imóvel com os amigos

A opção de dividir um imóvel com os amigos pode ser algo muito interessante, principalmente para quem está saindo da casa dos pais ou se mudando para outra cidade para estudar ou trabalhar.  Além disso, essa pode ser uma alternativa bastante econômica para dividir o aluguel e as despesas domésticas.

Mas a ideia de dividir um imóvel com os amigos pode trazer algumas dores de cabeça. Para evitar que isso aconteça, é essencial tomar alguns cuidados básicos. E esse é o assunto que abordaremos neste blog. Nele, vamos dar 5 dicas para quem quer dividir um imóvel com os amigos. Vem com a gente e confira!

1. Escolham um imóvel que caiba no orçamento de todos

Antes de dividir um imóvel com os amigos, é fundamental escolher aquele que o aluguel e as demais despesas estejam de acordo com as condições financeiras de todos. Para isso, é necessário que vocês se reúnam antecipadamente e determinem o orçamento de cada um.

Caso contrário, pode ser que algum dos seus amigos fique sem grana para pagar as contas do mês. E isso sempre gera desentendimentos e dores de cabeça entre os envolvidos, o que não é nada agradável.

2. Não compra móveis ou eletrodomésticos compartilhados

Durante esse novo momento, é preciso ter alguns cuidados com a mudança, e um deles é na hora da compra dos imóveis e dos eletrodomésticos. O ideal é que você compre sozinho o que precisa. Mas porque? Pense o seguinte: Vamos supor que você e um amigo comprem uma geladeira para o imóvel que vocês irão morar, mas que por algum motivo, depois de um tempo, ele precise sair. Como ficará a divisão da geladeira? Ele terá direito a parte que pagou mas a geladeira continuará sendo só uma.

Um problemão né… pensando nisso, evite dividir essas despesas de imóveis e/ou eletrodomésticos para não ter futuros problemas com seu colega de casa.

3. Atenção a localização e o tamanho do imóvel

Localização e tamanho são pontos cruciais na escolha de um imóvel para alugar. E quando o assunto é moradia compartilhada, a avaliação é ainda mais importante. Isso porque a casa ou o apartamento devem se localizar em um ponto que seja favorável para todos os moradores.

A partir desse raciocínio, caso cada um deles trabalhe ou estude em regiões distantes, o ideal é sempre escolher imóveis em pontos centrais da cidade. Dessa maneira, todos terão acesso aos meios de transporte para se locomoverem sem maiores problemas.

Outro ponto essencial que deve ser avaliado é o tamanho do imóvel. A lógica é: cada um dos moradores deve ter o seu próprio quarto (se possível). Dessa forma, se forem dois amigos morando juntos, o indicado é procurar um local com dois ou mais dormitórios e assim por diante.

4. Dividam as tarefas e as obrigações

Motivo de desavenças entre amigos que compartilham um imóvel são ás tarefas domésticas, que devem ser previamente organizadas. Nesse sentido, os moradores deverão montar um cronograma, no qual deverão constar as obrigações de cada um e a cada dia específico.

Esse tipo de acordo é fundamental para manter uma convivência harmoniosa e pacífica dentro de casa. Logo, se todos fizerem a sua parte, os conflitos sobre esse tema poderão ser evitados ou, pelo menos, amenizados.

5. Nunca deixem de conversar

Um grande erro cometido por amigos que moram juntos é abandonar o diálogo, principalmente depois de um tempo. Apesar da comunicação ser uma ferramenta primordial para qualquer tipo de relação, muitas pessoas acabam se esquecendo de mantê-la no dia a dia.

Nesse contexto, sempre que algum dos moradores quiser fazer algo que afete a vida dos demais, deverá chamá-los para conversar. Uma mudança dentro do apartamento, algo novo que queira adquirir para a casa ou até mesmo fazer um encontro com os amigos. Essa atitude evita possíveis discussões e torna o convívio no imóvel muito mais agradável.

Viu como é preciso cuidado e planejamento para dividir um imóvel com amigos? E se você já passou por todas essas etapas e está pronto para fechar negócio. Não deixe de conferir o nosso site! Possuímos diveeersas opções para te atender 😉

Veja mais em:

Dicas práticas para te ajudar a organizar a casa

5 dicas para quem quer morar sozinho